Praticar Espanhol com Vídeos – Cinco Exercícios

como-praticar-espanhol-com-videos-300x169 Praticar Espanhol com Vídeos - Cinco Exercícios

Praticar Espanhol com Vídeos é o segundo post que propõe uma atividade didática diferenciada para a sala de aula. O primeiro foi Como Praticar Espanhol com Músicas

A clara intenção é a de oferecer ferramentas de estudo, longe do cotidiano uso do livro texto tradicional.

Praticar Espanhol com Vídeos
Como ?.

A vantagem do vídeo é a de nos oferecer possibilidades didáticas que o áudio e o texto não oferecem. O vídeo nos permite, entre outras coisas, a observação espacial e temporal da ação comunicativa.

Nesta ferramenta de aula, podem-se observar os padrões de interação dos atores ou personagens. O movimento enriquece o estímulo do aluno, levando-o a re-agir. A ação de elementos e personagens sensibiliza o estudante e o motiva a criar seu texto.

Com o vídeo, muitos elementos culturais e linguísticos se trabalham muito espontaneamente. O conteúdo gramatical deixa de ser passivo. O vídeo provoca a escrita e a pronuncia de uma forma que nem o melhor professor pode fazer.

Vantagens

Vou tomar emprestadas alguma palavras de Jaime Corpas (La Utilización del Vídeo en el Aula de E/ELE), para enumerar algumas vantagens desta ferramenta. Pessoalmente, acrescentarei alguns elementos.

Introduz Variedade

“Utilizar o fragmento de um vídeo por semana ou a cada 15 dias pode romper a monotonia do uso exclusivo do livro. Isto faz que o aluno preste mais atenção e esteja mais motivado”. 

Permite trabalhar elementos não verbais

“Podem ser uma amostra de grande valor para observar as atitudes, os comportamentos, os gestos, as distâncias entre os interlocutores”…isto torna-se um recurso para motivar a ação do aluno.

Desenvolve a compreensão auditiva

“Oferece a possibilidade de realizar atividades de compreensão muito mais próximas da realidade”…Isto é mais “vivo” do que o simples uso de exercícios meramente auditivos.

É um suporte muito próximo dos alunos

“Hoje em dia, em geral, os jovens estão menos acostumados a ler do que receber informações através de imagens. A leitura, em muitos casos, pode ser pouco motivadora, enquanto que com o vídeo podem se trabalhar textos de maior variedade e valor linguístico”.

Permite trabalhas os aspectos linguísticos em seus contextos

“Com o vídeo leva-se o idioma até a sala de aula nos contextos em que ele acontece e não de forma isolada”

É uma forma de levar a vida real até a aula

“Principalmente se trata-se de documentos reais ou de ficção, mas que representam cenas da vida real”.

Desvantagens

Jaime Corpas também apresenta o que para ele podem ser desvantagens no uso do vídeo na aula de espanhol. Vejamos e você dirá o que acha.

A complexidade linguística pode estar além do nível de compreensão do aluno

“isto pode acontecer se o nível de exigência da atividade proposta está acima da competência do aluno. Mas, veja, não existem atividades difíceis se adaptarmos a terefa ao nível do aluno”

O professor duplica seu tempo de trabalho

O trabalho com vídeos exige mais do que simplesmente escolher o material. Devem-se fazer transcrições do áudio, sequencias de imagens, elaborar atividades que se adaptem ao nível, e descobrir elementos que motivem o aluno.

Praticar espanhol com vídeos.
Propostas de exercícios

Um elemento fundamental na hora de praticar espanhol com vídeos e o de evitar a “passividade” do aluno na hora de assistir o vídeo. Para isso, devem se preparar atividades simples e transmitir os objetivos antes de assisti-lo.

Imagem sem áudioApresenta-se uma cena ou várias sem o áudio. O aluno tem que descrever (de forma escrita ou oral) o que vê.
Narrar a continuidade de uma cena/açãoA prática de predizer o futuro se usa quando se congela uma cena e se pede que o aluno imagine o que pode acontecer depois dela.
Somente com o áudioSe apresenta só o áudio de uma sequencia de cenas e o aluno tem que imaginar e descrever o que acredita que está acontecendo.
Descrever a história parcial ou total do vídeo
Modelo 1: Geralmente escolho curta metragens de no máximo 10 minutos. O aluno escreve a história usando o tempo verbal que o professor solicita. Depois se corrige e se comenta.

Modelo 2: Se for um grupo de alunos, o professor pode dividi-lo em 3 ou 4 mini-grupos (se o grupo for pequeno, cada aluno assistirá uma parte). O primeiro aluno ou mini-grupo assiste uma parte do vídeo. Sem a presença dos outros. Este aluno ou mini-grupo contará a história ao resto de alunos.

Da-se continuidade ao vídeo, mas, desta vez, quem o assiste é outro aluno ou grupo, que, por sua vez o contará ao resto de alunos, e assim sucessivamente.
Transferência Simulada. 
Aqui´ o importante é selecionar um vídeo (pode, inclusive, ser uma curta-metragem sem diálogos) no qual haja vários personagens. Após o visionado, cada aluno escolhe ser um deles e contar a história segundo seu ponto de vista.
Veja o seguinte exemplo.
Vídeo sugerido: La Bruja/ La bruxa
Curta-metragem de Pedro Solís
Personagens: la bruja / el sapo / el ratón
A história existente no vídeo pode ser contada segundo cada um deste personagens. Pode-se praticar os tempos verbais do Presente de Indicativo ou Pretéritos. Também pode ser explorada a capacidade descritiva usando o vocabulário dos cenários.


Criação de diálogos ou legendas
– Usa-se um vídeo mudo no qual haja interação de vários personagens.
– O aluno deverá criar o texto que corresponda aos pensamentos ou diálogos de cada personagem.
– Pode se solicitar o uso específico de algum elemento garmatical que o professor quiser trabalhar no momento.
– Vídeo sugerido: EL VENDEDOR DE HUMO
  Autor: Escuela de Animación


 Sequencia narrada com o uso de SE + 3ª Pessoa
Aqui posem ser trabalhados vários aspectos, claro. Mas, a proposta de exemplo é a de trabalhar a estrutura de SE + 3ª pessoa do singular ou do plural. Faça como você preferir.
Ex. Él se levanta.
Vídeo sugerido: ALMA
Autor: Rodrigo Blaas


Transcrição escrita de estruturas
Prática de Pronomes Pessoais Átonos de Objeto Direto e/ou Objeto indireto. Esta estrutura muito usada em espanhol e de difícil pratica para o aluno brasileiro.
– O aluno assiste o vídeo completo. Sabe antecipadamente que precisa prestar atenção neste elemento linguístico.
– Num primeiro momento 
 ele tem que escrever todas as frases que puder e que contenham os OD/OI. Ex.
…tuve la genial idea de comprarme un perro.
No se me ocurrió nada mejor.
– O vídeo deve ser visto quantas vezes o professor achar conveniente. A maneira da sequencia é escolhida por ele.
Vídeo proposto: Ana e Manuel
Director: Manuel Calvo


Vídeo redação
A quinta proposta concreta trata-se de um exercício simples: assistir e redigir. O aluno assiste, narra a sequencia do história e opina. Praticam-se todos os elementos linguísticos que forem possíveis.
Vídeo proposto: Tolerancia.
Creación de Ivan Ramadan


Evidentemente que existem inúmeras maneiras de explorar bem esta ferramente visual.
Para isto, proponho que conheça está página: Vídeos.
Nela encontram-se várias ideias e materiais para praticar espanhol com vídeos.

Para ver conteúdos com a proposta áudio-visual de praticar espanhol veja:
Como Praticar Espanhol com Músicas