Comida Típica da América Latina e Espanha

A Comida Típica da América Latina e Espanha com certeza é muito mais rica do que o nosso post poderá incluir. Mas, a tentativa é a de apresentar aqui o que é mais representativo possível da região hispano-falante.

São muitos os países de língua espanhola oficial, e cada um deles tem sua caraterística ao falarmos de comida típica. Mas, com certeza isso na América latina e na Espanha é só uma parte de suas riquezas culturais.

Comida típica da America Latina e Espanha, apresentará, para os amantes do idioma Espanhol, os detalhes, de por exemplo: Los tacos mexicanos, el cebiche do Peru, el asado argentino, las empanadas chilenas o la paella espanhola. Entre outros grandes da comida típica desta região.

 

cooking-2681938_1920-300x192 Comida Típica da América Latina e Espanha

 

Comida Típica da América Latina
e Espanha

Los Tacos – México

Tacos Comida Típica da América Latina e Espanha

“Los Tacos” são um dos principais platos da gastronomia mexicana, e talvez o mais conhecido no mundo. É um prato de preparação simples e, por isso, fácil de se popularizar e de encontrar receitas de tacos em qualquer parte do planeta.

É uma comida típica que se carateriza por uma receita que consiste de uma ‘torta” (tortilla) de massa de milho, dobrada pela metade e recheada com diferentes tipos de carne, além de algumas verduras picadas. Muito simples, né?

A maioria das receitas, e as mais fieis à original, costumam  ter esta lista de ingredientes:
carne de vaca ou de porco, frango – tortilha de milho – tomate – cebola – pimentão vermelho e verde – coentro – pimenta – “guacamol” aceite de oliva – sal
Veja detalhes da preparação AQUI.

La empanada – Chile

Empanadas_De_pino-300x200 Comida Típica da América Latina e Espanha

  Bem, a pesar de que argentinos e chilenos disputam a originalidade desta comida típica, falaremos dela como sendo do Chile, ok?

Dizem que este saboroso quitute foi levado ao Chile pelos espanhóis, no século XVI, e que estes o herdaram dos árabes que estiveram na Espanha durante sete séculos.

Este prato tem se convertido em uma coringa no dia a dia dos chilenos. Por isso, esta comida típica podemos encontra-la no prato deste latino-americanos em vários momentos do seu cotidiano. E é realmente apetitoso.

Um elemento culinário que não pode faltar na empanada chilena é o famoso “PINO”, que segundo eles, dá todo o sabor e cor às empanadas. O “PINO” é a perfeita mistura de cebola, carne de vaca “picada”, azeitonas, ovos e uva passa, entre outras coisas. 

El Ceviche – Peru

cebiche-300x233 Comida Típica da América Latina e Espanha

Esta também é uma comida típica disputada em sua originalidade por dois países. Neste caso, o Peru e o Equador.. Mas ao pesquisarmos mais um pouco veremos que é conhecida e consumida também em América Central, Chile, Colômbia, Costa Rica e México.

Só em relação à origem do nome há diversas versões. O qual torna mais interessante conhece-la. Por isso a incluo neste post Comida Típica da América Latina e Espanha, pois realmente faz parte da cultura desta grande região hispano-falante.

Os ingredientes básicos de qualquer ceviche peruanos são: pedaços de peixe fresco (pode ser até polvo), cebola roxa, limão e sal. A sua preparação também é muito simples. Misturam-se os ingredientes e se deixam marinar durante um tempo, segundo a preferencia de cada um.

El asado argentino

el-asado-argentino-300x214 Comida Típica da América Latina e Espanha

Para os amantes da cultura e culinária latino-americana não há nada mais representativo da Argentina do que o “asado”, “barbacoa”, “parrilla” ou “parrillada”.

Um prato típico que simplesmente consiste no preparo do alimento, neste caso a carne, exposta ao calor do fogo ou braças para ser assado lentamente. Para isto, se diz que preferivelmente deve usar-se na preparação do fogo o carvão vegetal ou a queima de certas madeiras.

Veja aqui “só um pouquinho” da história do “asado argentino”

Los gauchos allá en los comienzos del siglo XX ya tenían el hábito de degustar deliciosas carnes asadas “a la cruz”, una forma bien rural de preparar asados que consiste de carnes colgadas sobre un asador de hierro enclavado en la tierra, rodeando un fogón a leña, que requiere varias horas de paciencia y esmero. En las largas travesías que estos personajes de la historia Argentina emprendían a  través del campo, muchas veces arrebatados por el hambre debían parar, cazar una vaca y cocinarla de esta manera que resultó ser, por supuesto, la más deliciosa para hacerlo.

La Paella – Espanha

La_Paella_sevillana_-_panoramio-1-300x225 Comida Típica da América Latina e Espanha

Antes de falarmos exatamente da parte culinária desta comida típica da Espanha, vamos falar do seu nome. PAELLA significa sartén (frigideira) em todas as variantes do catalão, valenciano e balear, e se deriva do latim patella e do antigo castelhano padilla.

Segundo a wikepedia.org, e os valencianos, na Espanha, a origem deste prato está, quase com certeza. na zona do arroz próxima ao lago de la Albufera, documentada já no século XVII. A geografia da região facilitou a utilização de uns ingredientes na elaboração do prato.

A paella é uma comida à base de arroz acompanhado de mariscos ou carne de frango, açafrão, uma especie de feijão verde, tomate, pimentão, aceite de oliva, água e sal, basicamente.

Segundo a RAE (Real Academia Espanhola) a paella é “um prato de arroz seco. com carne, peixe, mariscoa, legumes, etc. caraterístico da região valenciana na Espanha, além de se chamar também assim à frigideira em que se prepara, hoje conhecida como “paellera“.

Claro que os pratos que nosso post apresenta são somente uma pequenina amostra do que realmente é a Comida Típica da América Latina e Espanha. Convido você, caro leitor a conhecer mais um pouco deste assunto AQUi 

Veja também o conteúdo gramatical do nosso Blog

 

728x90 Comida Típica da América Latina e Espanha