6 Dicas para Pronunciar Bem em Espanhol

 

Design-sem-nome-10-188x300 6 Dicas para Pronunciar Bem em Espanhol

6 Dicas para Pronunciar
Bem em Espanhol

Como pronunciar bem?…Como melhorar a pronuncia?. Quando se aprende um idioma estrangeiro, neste caso específico, o espanhol,um dos principais empecilhos que pode se ter é o de fazer a pronuncia correta das palavras.

Mas, basta seguir algumas dicas e utilizar ou colocar em prática algumas técnicas, para obter um resultado desejado. Veja nesta publicação 6 dicas, bem simples, mas eficazes, que se acompanhadas de uma disciplina diária e semanal vão lhe trazer o efeito desejado. 

 

Dica 1

Você não precisa ter uma pronuncia “perfeita”.  Claro que é um sonho de todo aprendiz de idiomas ter a pronuncia como a de um nativo. Mas isso não deve ser uma obsessão, principalmente no início do seu aprendizado. 

O importante é se concentrar na estrutura. A pronuncia pode se fazer mesmo com sotaque. Ás vezes, quando o objetivo de se comunicar foi cumprido, falar a outra língua com certo sotaque é até um charme.


Dica 2

Escute nativos pronunciando espanhol, conversando..Etc. Lembre-se: tudo começa pelo ouvido. Por isso escutar é importante para chagar a uma boa pronuncia. Nos dias atuais, aquele argumento de que “não tenho como praticar fora da aula” já não é mais válido. Hoje em dia você pode usar inúmeras opções oferecidas na internet. Entre elas podemos citar:

download-13-300x164 6 Dicas para Pronunciar Bem em Espanhol

Programas de televisão que podem ser vistos na tv ou no computador (canais da Espanha, Argentina, Chile ou México). Eu por exemplo, recomendo aos meus alunos que entre as aulas presenciais ou online assistam a tv espanhola rtve.es, onde podem ser vistos telejornais de qualidades, documentários, variedades, etc. Também há a opção dos canais da Argentina, o Chile e o México, que com seus programas podem oferecer alternativas de pronuncias diferentes e aumentar o leque de sotaques.

Vídeos do YouTube. Existem centenas de opções para se assistirem. Basta procurar com a famosa frase “Como pronunciar…..”.

Podcasts em espanhol. É um fantástico recurso e a internet disponibiliza várias opções. Na maioria deles você pode baixar o conteúdo. veja por exemplo este site: http://www.spanishpodcast.org/descarga_de_podcasts/

A variedade de temas é incrível neste site. Além dele você pode visitar também:

podcast-1-300x165 6 Dicas para Pronunciar Bem em Espanhol

Sites de Intercambio linguístico. Podemos ter parceiros linguísticos sem sair de casa, isto é, sem precisar viajar longe para conversar com alguém que pode me ajudar. Basta se cadastrar em um ou vários sites que se dedicam ao intercambio linguístico usando o conceito Tandem. Veja mais detalhes visitando alguns deles; 1.  http://www.rosettastone.com/?prid=sharedtalk_com    2.  https://www.italki.com   3.  http://www.conversationexchange.com

Filmes e séries de tv. Se você dispõe da tv a cabo, com R$ 10,00 por mês você pode assistir o canal internacional da tv espanhola. Se não, pode usar a interne e ter acesso a centenas de sites que oferecem filmes e séries em vários idiomas.

Eu, com meus alunos, uso o recurso da NETFLIX (R$ 20,0/mês), pois nesta plataforma estão disponibilizados muitos filmes e também séries com a opção da língua espanhola, com legenda ou não. Com meus alunos de conversação escolhemos uma série e semanalmente o aluno assiste em casa um capítulo e depois usamos o conteúdos explorando todos os elementos possíveis.


DICA 3

Pratique e corrija mais as pronuncias mais marcantes e diferentes entre o português e o espanhol. Se você sabe que pronunciar palavras com m, n, p, f como por exemplo em: mango, mês moto, nada, nunca, pelo, pito, poco, foco  ou fiel é muito fácil pois sao fonemas muito parecidos ou iguais, deixe de se preocupar com eles.

O foco então deverá estar nos sons que ofereçam dificuldade e que sejam fundamentais numa comunicação: G – gerente, gitano; J – Jorge, joven, julio, jamón; R – Ramón, rico, carro, terminar; D – día, Dios; T – tía, tiempo.


DICA 4

Pronuncie devagar, enfatizando bem os sons. Comece com palavras, pronunciando bem as sílabas (clique aqui e veja um vídeo), depois pronuncie frases e por último pratique com a pronuncia de textos.

DICA 5

Tenha constância nos exercícios. Crie o hábito de fazer exercícios fonéticos em espanhol. Defina os dias e horários. fazer entre 10 a 15 minutos diários de audição e repetição  é importantíssimo. 


DICA 6

Pratique a imitação. Ao ouvir a pronuncia de um nativo preste mais atenção em como ele pronuncia, como diz as coisas, e deixe de lado o conteúdo. Este exercício pode ser feito com textos e com músicas.

Escolha uma música que você goste, consiga a letra dela (isto na internet é fácil) e acompanhe a cançao tentando imitar o estilo do cantor. Isto pode parecer cômico ou ridículo, mas é só um recurso para obter uma boa pronuncia, não é mesmo?

Este conteúdo está neste vídeo do nosso canal do Youtube…Veja AQUI